Translate

quinta-feira, 24 de maio de 2012

MOURA, Jorge Antonio Cardoso. Tradição e inovação na prática do bandolim brasileiro. 2011. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

A presente pesquisa trata dos aspectos histórico-sociais e técnicos que influenciaram a formação e consolidação de uma "Prática do Bandolim Brasileiro". Motivada pela atividade profissional do autor enquanto compositor e instrumentista, a pesquisa buscou conhecer as atividades que permitiram a estruturação desta prática musical assim como as relações sociais, históricas e musicais que a terão sustentado enquanto prática na cultura. Centrada sobre os conceitos de tradição, a análise parte de conjunto documental reunido a partir de fontes impressas, sonoras e audiovisuais, assim como relatos de músicos bandolinistas. O estudo trata ainda sobre a definição e trajetória do bandolim por meio de investigação histórica e organológica de seus instrumentos ancestrais, desde sua origem na Europa e à sua utilização no Brasil, proveniente de Portugal e Espanha. Discute-se os modos e práticas musicais desta atividade, a relevância da prática musical de instrumentistas como Jacob do Bandolim, entre outros aspectos.
______________________________________________________________________ ABSTRACT

This research deals with the historical, social and technical aspects that influenced the development and consolidation of a school, the "Brazilian Mandolin Practice." The research, motivated by the author's professional activity as a composer and musician, aims at learning upon the activities that led to the structuring of this musical practice as well as the social, historical and musical relations that have supported it as a cultural practice. Centred on the concept of tradition, the analysis stems from documental body compiled from printed, sound and audio-visual sources, as well as accounts of mandolin plays. This is a study on the definition and history of the mandolim through historical research and the instruments organological ancestors, from its origins in Europe to its use in Brazil, as inherited from Portugal and Spain. It discusses the role of its features and musical practices, the importance of the musical practice of instrumentalist such as Jacob do Bandolim, among other aspects.



0 comentários:

Postar um comentário