Em 06/09/17, Jorge Cardoso realizou sua defesa de Doutorado sobre as Vibrações das singularidades culturais da Escola do choro na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Seguem abaixo o resumo e o link de acesso à pesquisa no Repositório Institucional da UFC:
Resumo:
Esta
tese se propõe estudar o processo de formação e apropriação do habitus
do músico de Choro a partir do desvelamento de suas potencialidades como
uma escola musical brasileira. Com os referenciais teóricos da
Musicologia Histórica e do conceito de habitus, Campo e Capitais
Culturais de Pierre Bourdieu a pesquisa teve como hipótese a existência
de uma Escola Brasileira de Choro baseada no habitus construído pela
trajetória formativa do músico de Choro e suas interações no Campo. O
estudo de seu habitus buscou o desvelamento para a sua compreensão e
reconhecimento das potencialidades do Choro como produto cultural de uma
classe social, sua identidade, multiplicidade de significados e sua
crescente difusão. A exiguidade de fontes bibliográficas quanto à(s)
forma(s) de tocá-lo no Brasil e limitações quanto a sua inclusão nos
currículos de ensino formal, motivou a adoção de pesquisa qualitativa
com abordagem etnográfica para a coleta das fontes. As conexões entre o
Choro e a cultura brasileira foram estudadas tornando-o visível para sua
utilização como fundamento para a educação musical brasileira com seus
saberes, seus aspectos estilísticos comuns de execução, seu repertório,
instituições, seguidores, produtividade, características técnicas,
instâncias de difusão e consagração. Motivada pela atividade
profissional do autor enquanto músico de choro, professor, compositor e
instrumentista, nos depoimentos de seus agentes e no estudo de sua
cultura musical, a pesquisa buscou identificar suas formas de
transmissão pela escola musical do Choro e seus significados de acordo
com seu contexto. Procedimentos metodológicos como estratégias de coleta
de dados, com a observação participante, o questionário, a entrevista
semiestruturada a músicos brasileiros, aspectos da experiência do autor
no aprendizado e ensino do choro, as notas de terreno, a análise
documental sobre gravações em LPs, CDs, fitas-cassete, notas, notícias
de jornal possibilitaram a coleta de dados e, com os quais, foram
trabalhados no intuito de apresentar posteriormente os resultados
levantados.
Abstract:
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This
thesis proposes to study the process of formation and appropriation of
the habitus of the musician of Choro from the unveiling of its
potentialities as a Brazilian musical school. With the theoretical
references of Historical Musicology and the concept of habitus, Field
and Cultural Capitals of Pierre Bourdieu the research had as hypothesis
the existence of a Brazilian School of Choro based on the habitus
constructed by the formative trajectory of the musician of Choro and its
interactions in the Field. The study of his habitus sought the
unveiling for his understanding and recognition of the potentialities of
Choro as a cultural product of a social class, its identity,
multiplicity of meanings and its increasing diffusion. The lack of
bibliographical sources as to the way (s) of touching it in Brazil and
the limitations of its inclusion in formal education curricula motivated
the adoption of qualitative research with an ethnographic approach to
the collection of sources. The connections between Choro and Brazilian
culture were studied making it visible for use as a foundation for
Brazilian music education with its knowledges, its common stylistic
aspects of performance, its repertoire, institutions, followers,
productivity, technical characteristics, diffusion and consecration.
Motivated by the professional activity of the author as a choro
musician, teacher, composer and instrumentalist, in the testimonies of
his agents and in the study of his musical culture, the research sought
to identify its forms of transmission by the musical school of Choro and
its meanings according to its context. Methodological procedures such
as data collection strategies, with participant observation,
questionnaire, semi-structured interview with Brazilian musicians,
aspects of the author's experience in learning and teaching of crying,
field notes, documentary analysis on recordings in LPs, CDs , cassette
tapes, notes, newspaper news made possible the collection of data and
with which, were worked in order to present the results later.
Descrição:
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MOURA,
Jorge Antonio Cardoso. Vibrações das singularidades culturais da Escola
do choro. 2017. 282f. –Tese (Doutorado) – Universidade Federal do
Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE),
2017. | |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26014 |