Translate

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O pensamento de Maurício Carrilho sobre o Choro

 Compartilho abaixo uma publicação do excelente blog do meu amigo Welington 7 cordas (http://culturadochoro.zip.net/) com o pensamento de Maurício Carrilho sobre o Choro.

"O Choro resistiu a epidemias, pragas, duas guerras mundiais, golpes militares, desprezo de todos os governos, pouco caso das gravadoras, resiste ao massacrante processo de idiotização musical imposto pela globalização do lixo cultural internacional, e vai resistir a tudo. O seu desenvolvimento é permanente e independente de valores impostos. O Choro tem seus próprios parâmetros. Quem o conhece na intimidade não se impressiona com vanguardismos pueris e nem se sente pressionado por uma suposta necessidade de adaptação ao som da moda."
  Maurício Carrilho

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ernesto Nazareth - 150 anos

Ernesto Nazareth (1863-1934)

O site Ernesto Nazareth 150 anos já possui boa parte de seu conteúdo on line e, segundo Alexandre Dias, disponibiliza:
1. Todas as partituras na versão original e 60 adaptações para melodia + cifra,
2. Textos sobre todas as obras, linha do tempo, discografia completa com mais de 2.200 gravações para ouvir online, e blogh semanal. Em breve teremos muito mais.
Vale a pena conhecer o novo site do IMS dedicado ao compositor: Ernesto Nazareth 150 anos - uma contagem regressiva até a comemoração de 150 anos do músico.

O trabalho do amigo Alexandre Dias é impecável e aqui fica registrado minha admiração e agradecimento por compartilhar e preservar a memória cultural de nosso país.

 Alexandre Dias

terça-feira, 29 de maio de 2012

Nonato Luiz comemora 35 anos de carreira


O violonista cearense, de Lavras da Mangabeira, Nonato Luiz, nas comemorações dos seus 35 anos de atividades artísticas, fez o registro do seu segundo DVD no dia 30 de março de 2012, no palco principal do Theatro José de Alencar, em Fortaleza.

O músico teve como convidados amigos instrumentistas da cena em Fortaleza como Jorge Cardoso (bandolim), Cainã Cavalcante (violão) Anderson Silva, (pandeiro), Tarcisio Sardinha (violão) e também o compositor e intérprete Fausto Nilo.

 Da esquerda para direita: Jorge Cardoso, Nonato Luiz e Anderson Silva.

Para obter mais informações sobre Nonato Luiz:

Momento Rio Bandolim: Academia ouve e discute o instrumento

Depois de criar, em 2010, o primeiro bacharelado em bandolim do País, a UFRJ realizou, na Escola de Música e no Centro Cultural da Justiça Federal, de 12 a 16 de novembro de 2011, o “Momento Rio Bandolim” - o primeiro encontro internacional do instrumento com uma abordagem ampla do repertório e debates acadêmicos (www.momentoriobandolim.com.br/).
O evento teve patrocínio dos Correios e curadoria do professor da Escola de Música (EM), Paulo Sá, com quem foi feita uma entrevista disponível em:

http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=975:academia-ouve-e-discute-o-bandolim&catid=55:destaques&Itemid=86

  Prof. Paulo Sá

sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Quando me lembro" (Luperce Miranda)


Jorge Cardoso e Nonato Lima interpretam de forma improvisada a valsa-concerto "Quando me lembro" ao vivo no programa Brasileirinho da rádio FM Universitária de Fortaleza no domingo passado (20.05.2012). 
O site da rádio Universitária http://www.radiouniversitariafm.com.br/ transmite sua programação pela internet. O programa Brasileirinho é transmitido ao vivo com a participação de músicos de choro sempre aos domingos das 10:00 às 12:00 horas e tem a apresentação do jornalista Nelson Augusto (http://www.nelsons.com.br/site/). 

Festival de Choro do RJ



As duas fotos de cima para baixo são do Jornal O Globo de outubro de 2001 e a terceira foto abaixo foi feita em frente à fachada principal dos Correios e publicada no jornal "O Dia" de Brasília-DF no mesmo ano.
Minha composição "Balançadinho" foi o choro vencedor do primeiro lugar e gravada no Cd "Bandolim do Brasil" e disponível para ouvir em www.myspace.com/jorgecardosobandolim e a partitura em http://www.bandolim.net/partituras

A gravadora Rob Digital (http://www.robdigital.com.br/) lançou um Cd duplo gravado ao vivo com os choros finalistas.

A FAPERJ publicou um caderno de partituras dos choros finalistas do Festival que está disponível em: http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=126


Na mesma época, participei do Show "Nome Sagrado" dedicado a Nelson Cavaquinho com a querida amiga Beth Carvalho.




PERNAMBUCO'S MUSIC, BRAZIL 
Característica:
instrumental
Gravadora:
Nimbus Records
Produtor:
Ricardo Canzio/Robin Broadbank
Formatos:
(CD/1994)
Primeiro disco:
1994
Observação:
Gravado em Olinda - PE -, em agosto de 1993.
 
O CD Pernambuco's Music foi o primeiro Cd que gravei. A ficha técnica era assim composta:


Músico(s):
 
   
Cláudio Moura : Viola Nordestina
   
Fernando Rangel : Contrabaixo
   
Henrique Annes : Violão
   
Jorge Cardoso : Cavaquinho
   
Raimundo Batista : Percussão

*** Para ouvir o CD acesse:
http://discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI01885







quinta-feira, 24 de maio de 2012

Selo comemorativo - Bandolim

Este é o selo comemorativo onde temos uma homenagem dos Correios ao nosso bandolim. Como bom funcionário desta empresa assim como muitos dos que escreveram a história do Choro me senti na obrigação de divulgar esta singela e importante homenagem.

O primeiro livro sobre o Choro foi escrito pelo carteiro e chorão Alexandre Gonçalves Pinto, em 1936. Abaixo segue a capa do livro e uma foto do autor:


Download gratuito do livro em:
http://bando.do.chorao.free.fr/doc_images_sons/pdf/acervos_obrasraras_ochoro.pdf

Fotos dos aniversários de Jacob do Bandolim e Luperce Miranda






As três fotos de cima para baixo, foram feitas no lançamento da biografia de Luperce Miranda, no Centro Cultural Carioca em 2004, data em que o bandolinista completava seu centenário.

Luperce Miranda (1904-1977)
 
As duas abaixo foram feitas na Rádio Nacional do Rio de Janeiro e foi comemorado o aniversário de Jacob do Bandolim. Foi uma honra poder ter participado das duas homenagens aos dois mestres do bandolim brasileiro. Na terceira foto, estou com Joel Nascimento - bandolim e a amiga Marília Barbosa. Na quarta foto de cima para baixo, estou com a saudosa amiga Elena Bitencourt, filha de Jacob do bandolim que nos deixou no final do ano passado.

Jacob do Bandolim (1918-1969)

Site do maestro Ugo Orlandi

Gostaria de indicar o site do maestro Ugo Orlandi, com quem me diplomei em bandolim clássico junto ao Conservatório Giuseppe Verdi de Milão:

CD "Bandolim do Brasil" - Jorge Cardoso & Cordas que Falam



O Cd "Bandolim do Brasil" foi gravado em Fortaleza-CE com o grupo Cordas que Falam, do qual fui um dos fundadores. Neste trabalho, gravado em 2006, tivemos a honra de ter nosso conterrâneo Zé Menezes tocando conosco. O CD teve o apoio da lei de incentivo à Cultura do Estado do Ceará e o patrocínio da Coelce.
Na foto do grupo, da esquerda para direita temos: Manoel Guerreiro e Marcio Ramalho, violões, Jorge Cardoso, Luiz José - cavaquinho e Fernando - pandeiro. O grupo "Cordas que Falam" surgiu das apresentações ao vivo no programa Brasileirinho da rádio FM Universitária de Fortaleza. Para conhecer a história de como surgiu o grupo, acesse http://www.nelsons.com.br/site/brasileirinho/programa.htm

Ouça algumas faixas do CD no myspace:
 http://www.myspace.com/jorgecardosobandolim

CD "Um Bandolim que Chora" - Jorge Cardoso interpreta Dinaldo Domingues







Nas fotos temos imagens da capa de nosso CD "Um Bandolim que Chora" com composições do amigo Dinaldo Domingues, trabalho gravado em Brasília em 2009. O lançamento do CD se deu na Livraria Cultura em Brasília com recital em duo bandolim e violão 7 cordas comigo e o violonista Fabiano Borges. Na foto com os Cd's, temos a presença de nosso compositor homenageado Dinaldo Domingues.

Obras de João Tomé

Caros amigos,

O projeto Musibraille destina-se a criar condições favoráveis à aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual que sejam equivalentes às dos colegas de visão normal.

Na biblioteca deste site, é possível termos acesso a obras do compositor João Tomé, a quem foi dedicado dois CD's dos quais fui um dos participantes: 


"Entre as inúmeras obras que João Tomé deixou, destaca-se um inovador Método de Violão, aqui apresentado em sua versão em tinta e também em transcrição para impressão Braille com o programa Braille Fácil." 

Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira



Menção a nosso trabalho no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira:

Programa do V Encontro Nacional de Choro da Unicamp (2009)

Caros amigos, 

Segue abaixo o programa do V Encontro Nacional de CHoro da Unicamp realizado em 2009 que tive a honra de participar como palestrante e músico:

 http://www.iar.unicamp.br/encontro_choro/programacao.php

V Encontro Nacional de Choro da Unicamp

26 de abril de 2009 - domingo

18 horas - 17ª Roda de Choro na Cia Sarau, com o grupo “Chorando na Sombra” Local: Companhia Sarau R. José Martins, 1899 - V. Sta. Izabel Barão Geraldo, Campinas (tel. 3289-5265)

27 de abril de 2009 - segunda-feira

Local: Auditório do Instituto de Artes
09h30 - Abertura Oficial - Dr. José Roberto Zan - DM-IA/UNICAMP e Prof. Dr. Rafael dos Santos DM-IA/UNICAMP.
10 horas - Mesa redonda: As origens do choro: a fixação do gênero e as suas transformações ao longo do século XX. Reflexão sobre as inúmeras “tradições” construídas em torno desse gênero musical em momentos históricos distintos.
Mediador: Prof. Jose Roberto Zan
Participantes: Prof. Rafael José de Menezes Bastos (SC); Dilmar Miranda (CE) e Sheila Zagury (RJ)
Local: Sala Paes Nunes - Depto de Música
12h30 horas - O choro no Ceará - Apresentação Musical - Jorge Cardoso & Grupo de Choro do IA
15 horas - Palestra com Jorge Cardoso sobre o choro no Ceará Jorge Cardoso - Como solista de bandolim desenvolve atividade musical divulgando a música brasileira em diversos paises. Diplomou-se no Conservatório Giuseppe Verdi de Milão sob a direção do maestro Ugo Orlandi.

Joel Nascimento inaugura curso pioneiro de bandolim



 "Joel Nascimento inaugura curso pioneiro de bandolim" (matéria de 09 de abril de 2010):
Joel Nascimento inaugura curso pioneiro de bandolim
Joel Nascimento inaugura curso pioneiro de bandolim
http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=139&Itemid=86

Trata-se de uma notícia especial sobre a criação do primeiro bacharelado em bandolim na UFRJ e o grande bandolinista e amigo Joel Nascimento ficou encarregado do discurso inaugural. Uma grande honra para nós bandolinistas.

Entrevista ao grupo Choro das Três em Viçosa-CE (2009)

Caros amigos,

Segue minha entrevista ao querido grupo Choro das Três, em Viçosa-CE (2009):
http://blog.chorodas3.com.br/2009/05/ola-pessoal-quando-fomos-vicosa-do.html

Conheci o grupo a mais de uma década atras...Elas registraram em vídeo uma das tocatas realizadas na oficina do luthier Manoel Andrade:

Site do meu amigo Elismar Pontes




Caros amigos,

Saudações musicais!

Indico-lhes o site do saudoso amigo mestre Elismar Pontes (Elismar Holanda Pontes –  03/04/1933, Várzea Grande - CE  25/04/2004, Fortaleza-CE). Mesmo após sua partida no ano de 2004, o site continua acessível com informações sobre seu trabalho musical tal como ele nos deixou:
http://www.secrel.com.br/elismar/

Abraço,

Jorge Cardoso

OBS: Nas imagens acima, matéria do jornal O Povo de 02/02/1997, imagens frente e verso da carteira de aluno da academia do bandolinista Luperce Miranda e foto da esquerda p/ direita: Jorge Cardoso, Pedro Amorim e Elismar Pontes. 

CD "Os Bambas do Bandolim" (Kuarup discos)



A Kuarup discos lançou uma coletânea de gravações de dez bandolinistas brasileiros chamada “Os bambas do bandolim”. Neste CD, pude participar ao lado de nomes famosos como Rossini Ferreira, Ronaldo do Bandolim, Hamilton de Holanda, Reco do Bandolim, Pedro Amorim, Joel Nascimento, Déo Rian e Izaías de Almeida:

OS BAMBAS DO BANDOLIM

1-BREJEIRO/APANHEI-TE CAVAQUINHO (Erneto Nazareth) - Pedro Amorin e Maria Teresa Madeira
2-SANTA MORENA (Jacob do Bandolin) - Trio Madeira Brasil
3-RECONHECIMENTO (Manoel do Nascimento) - Bruno Rian
4-IARA (Anacleto de Medeiros) - Joel Nascimento
5-MARUJO NO CHORO (Déo Rian) - Déo Rian
6-CUIDADO COM ELE (Nelson Alves) - Isaías e seus Chorões
7-LEMBRANÇAS DO RECIFE (Rossini Ferreira) - Jorge Cardoso
8-DR.MENNA (Rossini Ferreira) - Rossini Ferreira
9-ESTAMOS AÍ (M.Einhorn/D.Ferreira/R.Werneck) - Reco do Bandolim e Choro Livre
10-LAMENTOS NO MORRO (Garoto) - Hamilton de Holanda
11-FIDALGA (Ernesto Nazareth) - Pedro Amorim
12-ADELINA (Mário Alvares Conceição) - Déo Rian
13-QUANDO ME LEMBRO (Luperce Miranda) - Jorge Cardoso
14-MURMURANDO (Fon-Fon/Mario Rossi) - Joel Nascimento
15-MOLEQUE RONALDINHO (Reco do Bandolim/Augusto Contreiras) - Reco do Bandolim
16-SOFRES PORQUE QUERES (Pixinguinha/Benedito Lacerda) - Isaías e seus Chorões
17-AGUENTA SEU FULGÊNCIO (L.Lamartine/Jacob do Bandolim) - Trio Madeira Brasil
18-ISTO AQUI O QUE É?/AQUARELA DO BRASIL (Ary Barroso) - Hamilton de Holanda 


Especial Jorge Cardoso e o CD Bandolim do Brasil _ Rádio Câmara


 Especial Jorge Cardoso e o CD Bandolim do Brasil na Rádio Câmara:
http://www2.camara.gov.br/radio/materias/RODA-DE-CHORO/380747--ESPECIAL-JORGE-CARDOSO-E-O-CD-BANDOLIM-DO-BRASIL---BLOCO-1-%281550%29.html

Participação no CD de Fagner

 Participação de Jorge Cardoso no CD RAIMUNDO FAGNER BMG - 1996

CANÇÃO EM DOIS TEMPOS (ERA CASA, ERA JARDIM)
(VITAL FARIAS)

http://www.fagner.com.br/Letras/L_cancao_em_dois_tempos.html 

Arranjo e regência : Chico de Moraes
Violão : João Lyra
Baixo : Jorjão
Bateria : Jurim Moreira
Bandolim : Jorge Cardoso
Oboé : Lia Gandelman


http://www.fagner.com.br/Discos/disco021.html 

MOURA, Jorge Antonio Cardoso. Tradição e inovação na prática do bandolim brasileiro. 2011. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

A presente pesquisa trata dos aspectos histórico-sociais e técnicos que influenciaram a formação e consolidação de uma "Prática do Bandolim Brasileiro". Motivada pela atividade profissional do autor enquanto compositor e instrumentista, a pesquisa buscou conhecer as atividades que permitiram a estruturação desta prática musical assim como as relações sociais, históricas e musicais que a terão sustentado enquanto prática na cultura. Centrada sobre os conceitos de tradição, a análise parte de conjunto documental reunido a partir de fontes impressas, sonoras e audiovisuais, assim como relatos de músicos bandolinistas. O estudo trata ainda sobre a definição e trajetória do bandolim por meio de investigação histórica e organológica de seus instrumentos ancestrais, desde sua origem na Europa e à sua utilização no Brasil, proveniente de Portugal e Espanha. Discute-se os modos e práticas musicais desta atividade, a relevância da prática musical de instrumentistas como Jacob do Bandolim, entre outros aspectos.
______________________________________________________________________ ABSTRACT

This research deals with the historical, social and technical aspects that influenced the development and consolidation of a school, the "Brazilian Mandolin Practice." The research, motivated by the author's professional activity as a composer and musician, aims at learning upon the activities that led to the structuring of this musical practice as well as the social, historical and musical relations that have supported it as a cultural practice. Centred on the concept of tradition, the analysis stems from documental body compiled from printed, sound and audio-visual sources, as well as accounts of mandolin plays. This is a study on the definition and history of the mandolim through historical research and the instruments organological ancestors, from its origins in Europe to its use in Brazil, as inherited from Portugal and Spain. It discusses the role of its features and musical practices, the importance of the musical practice of instrumentalist such as Jacob do Bandolim, among other aspects.



Dissertação de Mestrado - Jorge Cardoso (UNB 2011)

Da esquerda para direita: Profa. Beatriz Magalhães, Prof. Paulo Sá, Jorge Cardoso e Prof. Luiz Otávio Braga. 




Dissertação de mestrado UNB "Tradição e inovação na prática do bandolim brasileiro":