Translate

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Festival de La Coruña - Jorge Cardoso (2004, 2006 e 2012)

No ano de 2004, o grupo Jorge Cardoso Quarteto participou do "XV Festival Internacional de Musica de Pulso y Púa - Ciudad de Cristal", na cidade espanhola de La Coruña. O evento realizado anualmente reuniu instrumentistas do mundo inteiro, entre eles o Dúo Concertino, Tania & Valeri Ossipov - (Rússia); Irina Kazimirskaya & Trio Adaggio de Logroño - (Espanha); Trovadores do Liz (Portugal); Romance - Grupo de Fado de Coimbra - (Portugal) e a Orquestra Juvenil "Antonio Gonçalves", da "Agrupación Musical Albéniz" de La Coruña. O Jorge Cardoso Quarteto foi   integrado por Félix Júnior (violão de sete), Pedro Vasconcelos (cavaquinho) e Sandro Araújo (percussão).

Jorge Cardoso Quarteto no Festival de La Coruna em 2004 (o primeiro grupo a representar o Brasil neste Festival): da esquerda p/ direita Félix Junior - violão 7 cordas, Pedro Vasconcellos-cavaquinho Jorge Cardoso e Sandro Araújo-pandeiro. 




Em 2006, no período de 5 a 8 de outubro, o choro brasileiro mais uma vez esteve presente no XVII Festival Internacional de Musica de Pulso y Púa - Ciudad de Cristal, na cidade espanhola de La Coruña. O bandolinista Jorge Cardoso, cearense e na ocasião, radicado em Brasília, foi especialmente convidado para representar o Brasil neste famoso e tradicional Festival.
O Jorge Cardoso Trio teve a seguinte formação: Jorge Cardoso - bandolim, Carlinhos Sete Cordas - violão de sete cordas e Fabiano Borges - violão. Os seus componentes têm trabalhos musicais individuais, no campo da música popular brasileira, reconhecidos no Brasil e no exterior. Cada componente do grupo pertence a uma geração diferente no cenário da música popular brasileira. Essa característica trouxe dinâmica ao trabalho e permitiu novas leituras musicais, mantendo o caráter original do seu repertório. O Trio utilizou em sua performance a execução dos mais variados gêneros de música popular brasileira - valsa brasileira, choro, baião, frevo, samba, incluindo composições de autoria de seus integrantes.
Participaram também do XVII Festival Internacional de Música de Pulso & Pua - Ciudad Cristal o grupo Los Trovadores do Liz, Leiria – Portugal, Trio Allegro de Ekaterimburgo - Rusia e Ricardo Sandoval Trío - Venezuela, além da da Orquestra Juvenil Antonio Gonçalves, da Agrupación Musical Albéniz de La Coruña - entidade organizadora do evento. O concerto de encerramento se realizou no dia 08 de outubro de 2006, às 12h, na Sala de Cámara del Palacio de la Opera.
Os concertos ocorreram em diversas localidades da cidade de La Coruña, entre elas: Betanzos, Cambre, Culleredo, Arzúa, Oleiros, Bergondo, Carballo, Sada e La Coruña.

Trio Jorge Cardoso no Festival de La Coruna em 2006: da esquerda p/ direita Fabiano Borges, Jorge Cardoso e Carlinhos 7 cordas.

Vídeo com o Jorge Cardoso Trio em La Coruña (2006) na interpretação da valsa-concerto "Quando me Lembro" de Luperce Miranda.

Matérias sobre nossa apresnetação em La Coruña - Espanha em 2006 com o Jorge Cardoso Trio:
http://osdir.com/ml/music.brazil.samba-choro/2006-10/msg00159.html

http://usuarios.multimania.es/tonoc/agrupacionalbeniz/grupos.html









Os anfitriões Antonio Gundin, presidente e Rosa Gonzalez, a diretora geral do Festival Internacional de Música de La Coruña 

As fotografias do Jorge Cardoso Trio foram feitas pelo amigo Resti Barrios e também estão disponíveis no site: http://esmeralpua.com.es/fotoalbum/CORUNA-06/CORUNA-REPORT17F.htm


Grupos participantes do Festival Internacional de La Coruña nos anos anteriores:

Em 2012, Jorge Cardoso se apresentará em Duo com o violonista Fabiano Borges. A programação encontra-se no site da Agrupaciòn Albeniz de La Coruña, Espanha:

Duo Jorge Cardoso, bandolim & Fabiano Borges, violão 7 cordas

0 comentários:

Postar um comentário